Esporte

 

O esporte está constantemente ligado a comunidade devido a proximidade com o riacho e as quadras esportivas livres, é comum a realização de campeonatos do bairro, promovendo a inserção do esporte na vida dos jovens da comunidade. É de extrema importância a inclusão de jovens no esporte, possibilitando um futuro melhor, com dignidade e saúde.

 

 

Folclore

A cultura folclorica russana começa a demonstrar sua essência com o Congo, dança dramática africana, conhecida nos primeiros momentos de povoamento local.

A musicalidade tem fortes raízes na cultura do povo russano, onde a presença de bandas. Estas tinham o costume desde do século XVIII, de animar celebrações religiosas, nos domingos e festividades, o sustento eram realizado através de doações das famílias de posse, onde havia rivalidades. Atualmente a banda russana é prestígiada nacionalmente

 

 

Religiosidade

A religiosidade é muito forte na cidade de Russas, devido a formação estar ligada principalmente a atuação da Igreja Católica no período colonial, ainda hoje presente na cultura municipal, a presença da capela de Fátima concretiza a religião como centro no inconsciente da população.