Comemoração a Nossa Senhora de Fátima

A fé em Nossa Senhora Fátima move a comunidade do bairro que recebe o mesmo nome, as comemorações da virgem de Fátima ocorre no mês de Novembro, com novenários, celebrações, encerrando no dia 27 do mesmo mês, data comemorativa a passagem da imagem de Fátima na cidade de Russas com uma missa em ação de graças a Nossa Senhora que se mostrou aos pastorinhos na cidade de Fátima – Portugal. O dia 27 de Novembro é decretado feriado municipal russano.

Celebração a Santo Inácio de Loyola

     Devido a presença dos Jesuístas ser de fundamental importância para a cidade de Russas, a adoração a Santo Inácio de Loyola é tido como um momento de estrema importancia para a comunidade,  realizam- se  no dia 31 de Julho e principalmente a divugação da prática do Exercício Espiritual que foi explicado por Loyola: “Entende-se, por Exercícios Espirituais, qualquer modo de examinar a consciência, meditar, contemplar, orar vocal ou mentalmente e outras atividades espirituais” (Inácio de Loyola). Trata-se, pois, de uma metodologia de desenvolvimento espiritual, proposta por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (Ordem Religiosa dos Padres e Irmãos Jesuítas). A sua primeira redação, pelo próprio Inácio, se deu no ano de 1522, refletindo sua experiência espiritual. Mais tarde, foi enriquecida com sua experiência apostólica e sua formação intelectual (Paris, 1528-1535 e Veneza, 1536-1537).

            A finalidade dos EEs pode ser resumida em três grandes metas:
- ser uma “escola de oração”, promovendo uma profunda união com Deus;
- desenvolver as condições humanas e espirituais para que o exercitante possa tomar uma decisão importante na sua vida;
- ser uma ajuda para a pessoa alcançar a liberdade de espírito, através da consciência do significado de sua existência, discernindo o que mais a conduz para a vida em plenitude.   Uma prática que consiste num RETIRO ESPIRITUAL, retirando-se do local de vida e atividades cotidianas, para um local propicio a meditação. Para esse fim, a Companhia de Jesus, dispõem de casas de retiro espiritual, denominados Centro de Espiritualidade Inaciana, que se localiza no bairro de Fátima, Residência dos Jesuístas.

Quarta do Esporte

A paixão pelo futebol move todos os brasileiros, e com isso todas as quartas-feiras no quiosque é realizada a quarta do esporte, onde os moradores e apaixonados por futebol se divertem assistindo os jogos de seus times em telões  e aproveitam para estar com o amigos.

Quadriha da APAE

Todos os anos é realizada a Quadrilha da APAE, com a participação dos frequentadores da instituição como também dos educadores e amigos, promovendo a inserção e conscientização da população local sobre a importância da ajuda aos portadores de deficiência, introduzindo a prática da não discriminação aos especiais. O evento é anual porém não possui local específico de realização, ficando sujeito a empréstimos de espaços para a realização do evento.