Apresentação

 

 

O Telecentro Comunitário Dr. Fernando de Oliveira Garcia foi implantado na comunidade do Centro em decorrência da parceria feita entre Prefeitura Municipal de Russas, Associação Comunitária UNACR CNPJ 12.461.240/0001-72 e Governo Federal, através do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR. Esta implantação possibilitou a expansão do Projeto Ação Digital – PAD, instituído pelo Decreto Municipal Nº 030/2008/PMR.

O Telecentro Comunitário Dr. Fernando de Oliveira Garcia está cadastrado no Observatório Nacional de Inclusão Digital – ONID sob nº 20279 .

O nome do telecentro foi escolhido em consulta pública à comunidade local através de reunião convocada pela Associação Comunitária UNACR. Esse ato legal foi registrado em ata e caracterizou a criação do referido telecentro em março de 2010. Em 1º de março de 2012 o telecentro entrou em efetivo funcionamento.

Endereço do telecentro:

Avenida Coronel Araujo Lima Nº: 713, Centro de Russas-CE

Descrição de localização:

O telecentro localiza-se por trás da SEFAZ.

 

Endereço para envio de correspondências:

Projeto Ação Digital – PAD

Telecentro Comunitário Dr.Fernando Antônio Ferreira Garcia

Tv. José de Deus, S/N, Prédio do Projeto ABC

Russas-CE

CEP: 62900-00

Biografia

Dr. Fernando Antônio Ferreira Garcia – fundador da UNACR

Doutor Fernando Antônio de Oliveira Garcia, nasceu no dia 26 de maio de 1955 e faleceu no dia 10 de julho de 1988. Descendente de família humilde, natural de Jaguaribara onde viveu seus primeiros anos de infância, com seus quatro irmãos, seu pai que era militar, e sua mãe que era dona de casa. Ficou órfão de mãe ainda muito jovem e por esta razão foi morar em Fortaleza com sua tia Maria José, por quem foi criado.

No ano de 1980, o mesmo se formou em medicina e se especializou em ginecologia e obstetrícia, atuando como cirurgião. No início de sua carreira dava plantão médico em Russas, nos finais de semana, no Hospital e Casa de Saúde. Nesta época casou-se com Josmara, com quem teve um filho, que levou seu nome Fernando Antônio Filho.

De 1981 a 1988 atuou como Diretor da Maternidade Divina Providência, em Russas. Faleceu vítima de um acidente automobilístico, que ocorreu próximo a Boqueirão de Cesário.

Seu curto período de vida nesta terra, deixou um grande legado. Foi um homem atuante, desenvolveu um trabalho de base política, como ele costumava denominar, juntamente com um grupo de amigos.  Em 1988 ele fundou a UNACR (União das Associações Comunitárias de Russas). A partir de então, essa entidade desenvolveu diversas ações e possui o forte compromisso com a promoção conjunta e gratuita do desenvolvimento sustentável da população russana da zona rural e periferia, em parcerias com as entidades conveniadas, por meio de projetos sociais.

Seu grande sonho em vida era ser prefeito de Russas e alcançar patamares elevados na política, e com isso, proporcionar aos menos favorecidos uma qualidade de vida melhor!

O Projeto Ação Digital – PAD

 

O Projeto foi criado e pensado pelo sr. João Paulo de Oliveira como proposta para a reabertura da sala de informática do Projeto ABC. Foi elaborado e enviado ao gabinete do deputado Ariosto Holanda que, prontamente, viabilizou a implantação do mesmo juntamente com a profa. Lindalva Pereira Carmo, então secretária de Educação do Município de Russas-Ce. O PAD, como é publicamente conhecido, foi implantado através do Decreto Municipal nº 030/2008/PMR pelo Excelentíssimo Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, tornando-se, assim, uma política pública do Município de Russas. Em 2010, em virtude do lançamento do Chamado Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PAD ficou entre as 63 iniciativas (de um total de 1071) de inclusão digital que foram contempladas com o Programa Telecentros.BR no Brasil. Tornou-se então, a única iniciativa do Vale do Jaguaribe que recebeu 13 novos telecentros para implantação nos seguintes locais: Projeto Ação Digital – SEDE – ABC (02), Sítio Melancias (01), Sítio Gracismões (01), Sítio Paraíso (01), Sítio Ingá (01), Rua Dr. João Maciel Pereira (01), Av. Cel Araújo Lima – UNACR (01), Sítio Poço de Onça (01), Sítio Lagoinha (01), Lagoa do Toco (01), Córrego da Catita (01) e Sítio Timbaúba(01).

O Programa Telecentros.BR 

O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades      Telecentros.BR é uma ação do Governo Federal de apoio à implantação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e o fortalecimento dos que já estão em funcionamento em todo o território.

São disponibilizados equipamentos de informática e mobiliário necessários ao funcionamento dos telecentros, serviços de conexão em banda larga à internet, assim como a formação e bolsas de auxílio financeiro para monitores atuarem como agentes de inclusão digital. Esses monitores bolsistas participam de um curso de formação e atendem as comunidades dos telecentros.

 

 GESAC 

Coordenado pelo Ministério das Comunicações por meio do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, o Programa Gesac oferece conexão de internet via satélite e terrestre à telecentros, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.

O Programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso. Por meio dele, é disponibilizada a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede.

Desde 2002, milhares de brasileiros passaram a dispor do acesso à internet por meio do Programa, que proporciona oportunidades de inserção no mundo das tecnologias de informação (TICs) e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.

Inicio