I FESTIVAL DE VIOLEIROS E REPENTISTAS DE RUSSAS

Uma realização da Prefeitura Municipal de Russas, promoção, Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude.

A Secretaria de Cultura de Russas  vem incentivando a cultura popular através de eventos dessa categoria, por compreender que a tradição dos violeiros é um aspecto da cultura Russa na que deve ser preservado. A tradição da viola caipira precisa ser cultivada, contada, recontada, exaltada, cantada e tocada.

O objetivo do evento é a preservação e valorização da cantoria de viola e da arte dos repentistas, bem como apoiar os artistas da terra que vivem da cantoria e que precisam propagar sua arte para que a mesma continue sobrevivendo as mudanças da modernidade.

Junho

II Russas Junino /14º Festival de Quadrilhas

Realizado nos dias 23,24 e 25 de Junho, com apresentações das quadrilhas juninas da zona rural e bairros periféricos, (grupo de acesso) quadrilhas locais(grupo especial) e quadrilhas regionais.

Assim compreendidos:

Grupo acesso 08 quadrilhas participantes

Grupo especial 04 quadrilhas participantes

Grupo Regional 08 quadrilhas participantes.

Junho/Julho

II Encontro Mestres do Mundo

Realizado nos dias 27 de Junho  à  03 de Julho, sendo o maior encontro cultural do país, contando com a participação de artistas das mais diversas manifestações culturais da América Latina.

O evento que teve como parceiros o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Russas, foi de fundamental importância para o fortalecimento das manifestações culturais do município e trocas de experiências dos mestres e artistas da terra com os mestres e artistas de diversas partes do mundo. Nas noites de realização o público presente pôde participar e apreciar a brilhante organização do evento.
APOIO AOS PROJETOS CULTURAIS

OFICARTE: Atendendo 85 crianças e adolescentes em oficinas de teatro e música. O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Russas através de uma subvenção que teve o convênio assinado em janeiro de 2008.

Associação Som das Carnaubeiras – Classificado pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do Estado do Ceará, atendendo crianças e adolescentes em oficinas de Artes Plásticas e Música: Orquestra Popular Som das Carnaubeiras. O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Russas através de uma subvenção que teve o convênio assinado em janeiro de 2008.

 

PROJETO BALLET CLÁSSICO

Funciona  no Centro Cultural – NAEC – Núcleo de Arte – Educação e Cultura.

PROJETO TECLANDO PARA O FUTURO

Funciona  no Centro Cultural – NAEC – Núcleo de Arte – Educação e Cultura.







PROJETO VIOLÃO E ARTE

Funciona  no Centro Cultural – NAEC – Núcleo de Arte – Educação e Cultura.

O principal objetivo deste projeto é formar turmas de crianças e adolescentes, que têm aulas de teoria e prática musical e posteriormente irão integrar-se aos membros da Banda de Musica Municipal Maestro Orlando Leite.

BANDA DE MÚSICA MAESTRO ORLANDO LEITE

A Banda de Música Municipal é mantida pela Secretaria da Cultura, e seus integrantes recebem bolsas que variam entre R$ 150,00 a 350,00 reais. O apoio dado aos adolescentes não é apenas financeiro, mas o estimulo para que estudem e sejam grandes músicos, como a exemplo de outros músicos da cidade. Além de apresentações oficiais e cerimoniais a Banda de Música Desenvolve o Projeto Retreta Didática, onde vão as escolas municipais ensinar as crianças conceitos de musica e a tocar alguns instrumentos.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

A Biblioteca Pública Municipal de Russas desenvolve diversos projetos junto a comunidade russana. Projetos de leitura que incentivam o gosto pela leitura e produção textual. Os projetos estão direcionados ao público infantil com oficinas de pintura e desenho. Incentivo a leitura com o Projeto “Quem ler mais”, onde os usuários que lêem mais livros no mês ganha uma hora de Internet.

Início