Imagem da comunidade de Melancias Vista do alto.

 A comunidade de Melancias, está localizada às margens do Rio Jaguaribe a 10 km da cidade de Russas-CE, com uma população de 116 famílias e de vida simples. Clima tropical e gente hospitaleira, com atrativos que valem a pena conferir de perto.

    Sua economia é baseada na agricultura, na pesca e na criação de animais.  A comunidade possui uma escola de ensino fundamental, tem assistência médica e posto de saúde comunitário.

   A associação comunitária é agregada com a da comunidade da Ilhota, pois essa comunidade vizinha é pequena, com somente 52 famílias, que se beneficia com recursos de Melancias como, educação e saúde.  Na comunidade da ilhota não há escola e as crianças estudam na Escola de Ensino Fundamental Luiz Ferreira Lima (Melancias).

  A vizinha Ilhota é aspirante ao titulo de balneário russano por ser bastante visitada e oferecer um dos melhores banhos de rio da cidade, sem falar no conforto e clima agradável, oferecidos pelas as instalações das palhoças do local, sendo conhecida também por outros estados, como Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. O acesso à comunidade de Melancias é feito pela CE105, conhecida como Estrada das Frutas.  Nesse mesmo trecho, está a famosa Ponte Governador Gonzaga Mota, de 1983, que liga Russas ao Rio Grande do Norte, sendo considerada a maior ponte projetada sobre o Rio Jaguaribe (480m de extensão).

As comidas são tipicamente nordestinas. Baião-de-dois, farofa, carne de jabá, peixe grelhado e creme camarão com macaxeira frita na manteiga-de-terra, fazem parte da gastronomia local, pra quem mora na comunidade ou a visita. Sem esquecer-se da tradicional caipirinha, que em qualquer mercearia é encontrada e acompanha essas iguarias.

O passeio de canoa pelo rio atrai pessoas de muitos outros lugares e até mesmo do centro da cidade nos feriados e finais de semana.

As lavadeiras preservam, até hoje, a cultura de lavar suas roupas nas águas correntes do Rio Jaguaribe. Apesar de na comunidade ter rede de abastecimento de água, elas alegam que: “A roupa lavada na agua do rio tem um perfume especial do quarador”.

O caboclo – pescador ribeirinho, leva sua tarrafa para o rio e pesca peixes para toda a família e amigos e ainda vende uma parte no comercio para ajudar na renda do lar, contribuindo para o sustento da família.

Por isso, que Melancias foi agraciada pelo o Projeto Ação Digital (PAD) com o Programa TelecentrosBR, a fim de proporcionar novos meios de informação as pessoas dessa região e dar a elas a oportunidade de compartilhar conhecimentos e descobertas a pessoas de todo o mundo, ao mesmo tempo que tem o objetivo de combater a exclusão digital.