Metareciclagem Metareciclagem Metareciclagem Metareciclagem
Inicio » Noticias » Além dos resíduos eletrônicos: o impacto da nuvem de dados
Tamanho da letra
A+ A- A


Além dos resíduos eletrônicos: o impacto da nuvem de dados
Imagem A pegada ambiental dos eletrônicos vai muito além de seus resíduos: o consumo energético de nossa parafernália tecnológica na era das telecomunicação e internet é enorme. O recente estudo do Greenpeace, calcula que as estruturas necessárias para manter os dados que armazenamos, compartilhamos e remixamos na grande rede gastaram 622 bilhões de KWh em 2007, isto é aproximadamente o que Brasil, Alemanha, Canadá e França consomem juntos anualmente!

O impacto se denomina Cloud Computing, algo como computação esfumaçada, em alusão à emissão de gases de efeito estufa, consequentes da ainda principal forma de obtenção de energia no mundo: a queima de combustíveis fósseis. Clique na figura para ver o esquema simplificado desse impacto.

A famosa ONG aponta que as poderosas Apple, Microsoft, Facebook, Google e Yahoo mantêm enormes banco de dados movidos a queima de derivados do petróleo e carvão. A campanha do Greenpeace: Make IT Green (um trocadilho que significa faça a tecnologia verde) lançou um extenso estudo sobre os impactos do Cloud Computing, em inglẽs.



Fonte: http://lixoeletronico.org


Comentar - Ver comentários
Nome: Email:
Comentário:

+ =
Limite de caracteres: 140
Comentários
© Copyright 2010 - Projeto MetaReciclagem com Lixo Tecnológico
Desenvolvido por Júlio César