APRESENTAÇÃO

TELECENTRO ANTES                          TELECENTRO DEPOIS                                                                                                                                                                                                                                   

                 

O Telecentro Comunitário Maria Neném de Sousa foi implantado na comunidade de Timbaúba dos Simplícios em decorrência da parceria feita entre Prefeitura Municipal de Russas, Associação Comunitária Antônio Gonçalves CNPJ:01.986.107/001-13 e Governo Federal, através do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR. Esta implantação possibilitou a expansão do Projeto Ação Digital – PAD, instituído pelo Decreto Municipal Nº 030/2008/PMR. O Telecentro Comunitário Maria Neném de Sousa está cadastrado no Observatório Nacional de Inclusão Digital – ONID sob nº 21356.O sinal de internet, cadastrado sob nº GESAC , é fornecido, gratuitamente, pelo Governo Federal através do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão – GESAC.O nome do telecentro foi escolhido em consulta pública à comunidade local através de reunião convocada pela Associação Comunitária Antônio Gonçalves . Esse ato legal foi registrado em ata e caracterizou a criação do referido telecentro em março de 2010. Em 1º de março de 2012 o telecentro entrou em efetivo funcionamento.

ENDEREÇO DO TELECENTRO:
Sítio Timbaúba Russas-CE, Zona Rural.

DESCRIÇÃO DE LOCALIZAÇÃO:

Timbaúba situa-se a margem do rio Banabuiú, com apenas 2.700 metros de extensão e distante do centro da cidade (Russas – CE) a 7Km (Sete quilômetros), segue pela vila Gonçalves e em seguida o percurso é feito por  uma estrada carroçal, antes de chegar existe uma placa indicando a entrada com o nome da comunidade, entra a direita, após 1(um) ou 2(dois) quilômetros aproximadamente, localiza-se a capela de São Francisco Xavier o telecentro fica ao lado.

ENDEREÇO PARA ENVIO DE CORRESPONDÊNCIAS:
Projeto Ação Digital – PAD
Telecentro Comunitário  Maria Neném de Sousa
Tv. José de Deus, S/N, Prédio do Projeto ABC
Russas-CE
CEP: 62900-00

BIOGRAFIA DA SR ª MARIA NENÉM DE SOUSA

No dia 26/03/1932 nascia na comunidade de Sítio Buia uma menina era Maria Neném de Sousa, ela passou sua infância ali, desde idade de 18 anos  morou no Pedro Ribeiro com a sua avó (Maria Ângela Cordeiro), na década de 50 seu pai veio embora com sua família e construiu sua casa onde vieram morar na Comunidade chamada Timbaúba dos Simplícios. Sua família era formada de cinco irmãos: dois homens e três mulheres Com o passar dos anos tornou-se uma mulher de personalidade forte, decidida nas suas ações e muito dedicada a sua família no qual se empenhou em cuidar de sua tia e sua mãe na velhice. Cuidou de sua tia por 19 anos e de  sua mãe cuidou até sua morte. Após a morte de sua mãe Maria Neném continuou sua vida ,ela não teve filhos,mais cuidou de um menino chamado (Rafael). Ela foi muito religiosa, de muita fé em Deus aqui na terra ela procurava servir a Deus e aos irmãos, Em um dia comum como os outros,ela sentiu dores muito forte no peito e prestado socorro ligeiramente foi levada para o hospital ao chegar teve um enfarto e logo os médicos tentaram reanima – lá ela reagiu, neste mesmo dia para surpresa da vida e de todos entre mais ou menos 11hs da noite Neném sofreu outro enfarto e foi levada as pressas para Fortaleza onde lá ficou em coma por 24 dias e para a tristeza de todos no  dia 14/06/2009 veio a orbito.

O PROJETO AÇÃO DIGITAL- PAD

O Projeto foi criado e pensado pelo Sr. João Paulo de Oliveira como proposta para a reabertura da sala de informática do Projeto ABC. Foi elaborado e enviado ao gabinete do deputado Ariosto Holanda que, prontamente, viabilizou a implantação do mesmo juntamente com a profa. Lindalva Pereira Carmo, então secretária de Educação do Município de Russas-Ce. O PAD, como é publicamente conhecido, foi implantado através do Decreto Municipal nº 030/2008/PMR pelo Excelentíssimo Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, tornando-se, assim, uma política pública do Município de Russas. Em 2010, em virtude do lançamento do Chamado Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PAD ficou entre as 63 iniciativas (de um total de 1071) de inclusão digital que foram contempladas com o Programa Telecentros. BR no Brasil. Tornou-se então, a única iniciativa do Vale do Jaguaribe que recebeu 13 novos telecentros para implantação nos seguintes locais: Projeto Ação Digital – SEDE – ABC (02), Sítio Melancias (01), Sítio Gracismões (01), Sítio Paraíso (01), Sítio Ingá (01), Rua Dr. João Maciel Pereira (01), Av. Cel. Araújo Lima – UNACR (01), Sítio Poço de Onça (01), Sítio Lagoinha (01), Lagoa do Toco (01), Córrego da Catita (01) e Sítio Timbaúba (01).

O PROGRAMA TELECENTROS.BR

 O Programa Nacional de Apoio a Inclusão Digital nas Comunidades -  TeleCentros. BR é uma política de inclusão digital do Governo Federal em parceria com iniciativas da sociedade civil, que visa implantar novos TeleCentros, além de fortalecer as unidades já existentes em todo o País.Para o Programa, TeleCentros comunitários são espaços que proporcionam acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados a Internet e disponíveis para múltiplos usos, incluindo navegação livre e assistida, cursos e outras atividades de promoção ao desenvolvimento local em suas diversas dimensões, sendo o gestor, em suma, o administrador responsável pelas condições adequadas para a realização das atividades nos Tele Centros e porta-voz da instituição em assuntos que mereçam intersecção com a comunidade.

 GESAC

Coordenado pelo Ministério das Comunicações por meio do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, o Programa Gesac oferece conexão de internet via satélite e terrestre à telecentros, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.O Programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso. Por meio dele, é disponibilizada a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede.Desde 2002, milhares de brasileiros passaram a dispor do acesso à internet por meio do Programa, que proporciona oportunidades de inserção no mundo das tecnologias de informação (TICs) e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.