Russas–CE, Sábado, 25 de Novembro de 2017

O Projeto Ação Digital - PAD

O Que é o PAD?

Um projeto de incentivo às políticas de Inclusão Digital, instalado na cidade de Russas, que se propõe a capacitar, continuamente, adolescentes de escolas públicas na área de informática. O objetivo é fazê-los extender esses conhecimentos a toda sociedade.

O PAD é composto de duas fases. Na primeira, denominada de fase de sensibilização, serão promovidas palestras e oficinas ao público, com objetivo de levar a população a refletir sobre a utilização do computador, como um recurso que contribui para a melhoria da qualificação profissional.

Na segunda fase, a de capacitação, serão treinadas 120 pessoas em seis turmas pelos alunos selecionados.

A Criação

A idéia do Pad surgiu em 1999, quando a sala de informática do Projeto ABC foi fechada por falta de recursos para manutenção dos computadores e dos recursos humanos.

No entanto, o sonho da profa. Márcia Santiago, então coordenadora de cursos do Projeto ABC, só viria a ser realizado quase 10 anos depois, quando o ex-aluno do curso de informática do Projeto ABC, João Paulo de Oliveira, concluiu o curso de Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).


O projeto começou a ser executado em março de 2008, com o apoio do Dep. Federal Ariosto Holanda e da Prefeitura Municipal de Russas.

Os Objetivos

Objetivos Gerais

Sensibilizar a população de Russas da importância da Inclusão Digital e capacitar continuamente na área de informática, sub-área de software livre durante pelo menos 5 anos ininterruptos, 120 jovens carentes entre 14 e 17 anos, de escolas públicas municipais e estaduais de Russas, tendo em vista a compreensão do papel e do uso da informática, permitindo a reflexão sobre a utilização do computador como recurso tecnológico que contribui para a melhoria da qualificação profissional de jovens.

Objetivos Específicos

  • Oferecer aos jovens entre 14 e 17 anos de escolas públicas municipais e estaduais capacitação/formação para a utilização da informática, mais especificamente na sub-área de software livre.
  • Utilizar os recursos da informática como ferramenta para dinamizar a articulação entre o mercado de trabalho e os jovens que pretendem ingressar nele.
  • Oferecer aos 120 jovens, conhecimento de informática, possibilitando o acesso às informações por essa tecnologia.
  • Estimular o uso e a importância do software livre como ferramenta de apoio à qualificação profissional.
  • Entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação no processo de produção, na aquisição do conhecimento técnico e na vida social.
  • Compreender os princípios científicos presentes nas tecnologias, associados aos problemas que se propõem solucionar e resolver de forma contextualizada.
  • Entender os conceitos relacionados ao Software Livre e a sua importância no processo de Inclusão Digital na sociedade brasileira.
  • Estimular o uso de software livre, em especial, no processo de capacitação profissional, promovendo dessa forma a inclusão digital.
  • Discutir as condições para a mudança da cultura organizacional para adoção do software livre.

Copyleft© ONG Ação Digital 2012 – versão 2.6

Desenvolvido por Jezmael Basilio & Thalles Robson